terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

bolacha ou biscoito?


Tem um pacote de bolacha em cima da minha mesa, para mim é apenas bolacha, para cariocas seria biscoito, para outras pessoas seria alimento e para outros seria um Nestlé ou um Nesfit.
Quando observo a bolacha me vem várias coisas a cabeça, sabor, sal, fome, migalhas, calorias, peso e gorduras. Essa é a percepção que eu tenho quando observo um pacote de bolacha. Mas o que o pacote quer verdadeiramente representar?
Quando a pessoa desenvolveu a embalagem o que ela quis dizer? Na embalagem tem a silhueta de uma mulher MAGRA, com foto dos biscoitos envoltos por cereais e com uma observação em roxo e rosa de que ele tem fonte de fibras e que possui 87 kcal por 21g. Suponho que o produto está gritando: - Sou saudável e engordo pouco. Lógico que isso me chamou a atenção na hora já que mesmo gordo entrei numas vibes de querer consumir uma vida saudável e essas baboseiras.
Mas voltando ao que eu queria entender desde o começo disso tudo, quando alguém criou e/ou desenvolveu essa bolacha/biscoito o que ele queria transmitir com esse objeto/alimento? Ainda não cheguei a uma conclusão sobre isso. Mas ele me ganhou. Esse pacote com tons pastel me chamou a atenção no meio de vários outros pacotes, mas eu fui atraído por ele por estar procurando algo “saudável” ou ele me atraiu por ser diferente em uma prateleira de embalagens em cores vibrantes?
E não sei qual o motivo de que hoje eu acordei com vontade de refletir sobre um pacote de bolachas. 

2 comentários:

  1. O certo é Biscoito

    Consulte sites de supermercados se algum deles menciona a palavra bolacha. Pode consultar os sites de supermercados de São Paulo ou do Sul onde se fala mais errado.

    Nao existe diferença de doce ou salgado; rechado ou sem recheio, tudo é biscoito.

    E não existe processo industrial onde o biscoito é cozido duas vezes como na origem da palavrea BISCUIT.

    Bolacha é nome popular para tapa na cara.

    Edson.

    Engenheiro de Produção de Alimentos.

    ResponderExcluir
  2. Os dois termos são corretos, se você entender de engenharia tanto quanto entende da nossa língua, pobre da empresa que o contratar.

    ResponderExcluir